sábado, 10 de maio de 2008

porque é que

(tema recorrente nos meus blogs)

- de há uns anos para cá (que quando eu era pequena não era assim) -

toda a gente diz "o personagem" e não "a personagem", já que se trata de um substantivo feminino, independentemente do género da mesma? (ao contrário do que se passa noutras línguas! Bastou um ou outro afectadinho e depois - onde mija um português mijam logo dois ou três - desataram todos a querer fazer figura?!)

6 comentários:

morfose disse...

Errr...

"Personagem" é um substantivo masculino ou feminino, pelo que se pode dizer das duas maneiras, independentemente das "modas".

Lia Ferreira disse...

desculpa discordar, mas:


( personagem | s. f.

personagem


do Fr. personnage

s. f.,
pessoa notável, ilustre, importante;
cada uma das figuras de uma representação (teatral ou cinematográfica);
cada uma das pessoas que figuram em narração, poema ou acontecimento.)

é um substantivo feminino (s.f.) independentemente da personagem ser homem ou mulher. deve dizer-se sempre a Personagem, seja ela masculina ou feminina! ao contrário do termo em francês le personnage. Mas de há uns anos para cá importou-se o género!!

Lia Ferreira disse...

ainda sobre o tema fui ver o que dizia, aparte os dicionários onde efectivamente consta como s.f., a tua sugestão (Ciberdúvidas), aqui:

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=11293

e dá-me a entender que a questão se levantou, mais uma vez, pelo modo como o termo foi usado no Brasil. Sendo que o uso dita a regra, cada vez mais, agora "os explicadores" vão considerando certo aquilo que, até acordo ortográfico que o altere, ainda está errado.
O que é facto é que qualquer dia bem podemos ir escrevendo com k, porque assim o dita o uso... e assim se perde o sentido das coisas...

inês nogueira disse...

haja alguém! lembro-me perfeitamente de aprender na escola que era substantivo feminino e não masculino mas já me cansei de pregar para as paredes, que sou sempre a melga que liga ao português.

morfose disse...

Desculpa discordar e aviso-te que vamos estar aqui para trás e para a frente com esta história, porque há várias posições em relação a este tema, desde as mais puristas aos outros extremos. Assim:

Nesse link que deixaste diz que "se depreende que ‘personagem’ (já) não é uma palavra exclusivamente do género feminino: o seu uso dentro dos dois géneros assim o dita. Urge, pois, uma actualização…"

"[Pergunta] Personagem é mesmo sempre feminino?
[Resposta] A nossa língua tem cerca de 410 palavras terminadas em -agem. São quase todas femininas, como por exemplo embalagem, garagem, selagem, ferragem, moldagem, roupagem, viagem etc.
Que me lembre, apenas é masculino o vocábulo almargem, pastagem, prado.

Selvagem, quer empregue como substantivo quer como adjectivo, é masculino ou feminino, conforme aplicado ao homem ou à mulher.

Personagem, sempre substantivo, é, também, masculino ou feminino. No entanto, emprega-se mais no feminino. Dizemos, comummente, que Fulano de Tal é uma das personagens de determinado filme ou peça de teatro.

O empregar-se como masculino deve-se, julgo, a dois factores:
a) Influência do francês «le personage».
b) Tendência para distinguirmos entre masculino e feminino."

Adicionalmente, segundo todos os meus dicionários essa palavra é efectivamente um substantivo feminino ou masculino. É, no entanto, aplicada com mais frequência no feminino.

Lia Ferreira disse...

:) pois segundo todos os meus dicionários é um substantivo feminino e concordo quando dizes:

"O empregar-se como masculino deve-se, julgo, a dois factores:
a) Influência do francês «le personage».
b) Tendência para distinguirmos entre masculino e feminino."

e também sempre me lembro de aprender (inclusivé pela minha mãe, professora de português) que é um substantivo feminino, seja o género da dita personagem masculino ou feminino. Lembro-me de a ouvir comentar precisamente a possível influência do francês na actual vulgarização do termo no masculino, daí ter mencionado isso no início.

Mas tudo bem... :)