segunda-feira, 5 de novembro de 2007

ontem

afogou-se uma criança em frente a nossa casa.

Íamos passear o Pessoa quando demos pelo aparato. Três carros de bombeiros, uma ambulância e um carro do inem e dois carros de polícia.
Logo calculei que fosse uma criança porque os miúdos costumam, apesar das advertências escritas, tomar banho no lago. Não há como responsabilizá-los. Não têm supervisão de adultos, está calor e a água apela, ainda que ultimamente esteja sempre suja, cheia de limos e muito turva. E, além de tudo - acima de tudo - são crianças. E ponto.

Os socorristas estiveram a tentar reanimar a criança durante imenso tempo. Demasiado tempo para que parecesse ser possível a sobrevivência, ou a sobrevivência sem mazelas graves. Corriam para trás e para a frente para ir buscar mais aparelhos auxiliares, faziam massagens cardíacas, etc.
Depois de muito tempo, a criança foi levada na ambulância. Ficámos sem saber se teria sobrevivido. Vimos ainda, da janela, as outras duas crianças a serem levadas, abraçadas pelos ombros, por um polícia. Não apareceram pais.

Hoje a TVI noticiou o acidente. Não sei se os miúdos estavam a tomar banho ou se o pequeno caíu inadvertidamente. Seja como fôr, foi muito impressionante. E horrível.

A notícia reza assim:

"Uma criança de cinco anos está a lutar entre a vida e a morte, depois de ter caído no lago do parque do Vale Grande em Lisboa. Os moradores acusam a Câmara Municipal de não fazer a manutenção do lago e de não colocar protecções no recinto.

A criança brincava com mais dois irmãos quando acidentalmente cai para dentro de água. O lago é pouco profundo, mas cheio de limos que prendem os pés. A criança tentou nadar mas só saiu de água já inconsciente nos braços de um polícia. Os moradores acusam a Câmara Municipal de Lisboa de não fazer a manutenção do lago.

A criança foi assistida no local durante mais de uma hora, mas com fracos sinais vitais. A criança foi encaminhada para o hospital Dona Estefânia onde se encontra agora a lutar pela vida."

adenda:

Noticiou, o Correio da Manhã:

"Um menino de 5 anos caiu ontem à tarde num lago na Alta de Lisboa, tendo sido retirado da água já sem respirar. Uma equipa médica que se deslocou ao local conseguiu reanimar a criança, que se encontrava ontem à noite em perigo de vida no Hospital de Dona Estefânia.

O alerta foi dado pelas 14h34. Um menino tinha-se afogado no lago do Parque do Vale Grande, na Avenida Nuno Krus Abecassis, na zona conhecida como Alta de Lisboa. Quem telefonou para o INEM adiantou que a criança se encontrava no fundo do lago e não se conseguia avistar do exterior.

Para o local deslocaram-se de imediato uma ambulância e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e da PSP.

Os bombeiros, em colaboração com alguns polícias, conseguiram resgatar o menino da água, mas este encontrava-se já em paragem cardio-respiratória, disse ao CM fonte do INEM. A equipa médica do VMER, que chegou ao local três minutos após o alerta, conseguiu fazer a reanimação da criança, que foi transportada ao Hospital de Santa Maria.

Mais tarde o menino foi transferido para o Hospital de Dona Estefânia. Contactado pelo CM, um responsável desta unidade hospitalar apenas disse que “o menino está internado nos Cuidados Intensivos”.

Após este incidente a população que habita junto ao Parque do Vale Grande acusou a Câmara de Lisboa de não colocar protecções no lago."

Que se salve! Que se salve.

Sem comentários: